Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PROJETO FOLCLORE


PROJETO FOLCLORE

OBJETIVO
-Trabalhar durante o mês de Agosto o tema Folclore;
-Definir de maneira simples para os alunos o que é folclore,de onde vem,como começou;
-Conhecer as diferentes manifestações culturais do povo brasileiro;
-Estimular o prazer em conhecer o folclore das regiões brasileiras,sabendo que faz parte dele.

CONTEÚDO

-Linguagem Oral e Escrita:
Hora do conto.
Todos os dias contar uma história sobre o folclore:Lenda do Saci,Negrinho do Pastoreio,Iara,Mula sem cabeça,Boi-bumbá,Vitória Regia,Boto,Curupira,Lenda da Mandioca,etc.
Reconto,reescrita,ilustração,interpretação oral dos textos lidos.
Matemática

Trabalhar figuras geometricas confeccionando dobraduras dos personagens das lendas.
Geografia

Apresentar Mapa das regiões ,mostrando a cultura e o Folclore típico de cada uma.

-História

-Ainda usando o mapa das regiões,mostrar e contar aos alunos como acontecem as manifestações culturais que são passadas de geração em geração,a sabedoria popular.

DESENVOLVIMENTO
-Trabalhamos com material reciclável,fizemos um boi bumbá dom rolo de papel higiênico;
-Com quadrado de papel fizemos o saci-dobradura
-Ensaiamos uma dança do folclore nordestino,bumbá meu boi;
-Com uma caixa de maças,uma caixa de sapatos ,sobra de e.v.a,e tnt,fizemos o boi bumbá,e um aluno dançou com esse boi,os demais forma os vaqueiros e as damas,e dançaram também com palas de fitas de crepom e metalóide.
Fizemos uma apresentação para os pais ,alunos e funcionários da escola,durante a comemoração da semana do folclore,onde além da dança contei á todos a história do boi-bumbá.

AVALIAÇÃO
Os alunos corresponderam ás minhas espectativas,aprenderam muito,e eu também,todos os objetivos foram alcançados.

REFERÊNCIA;

Todas essas aulas foram desenvolvidas com base em pesquisas realizadas durante o curso de informática,o TIC,com a formadora Mariclaudia,que conseguiu me fazer ver que a tecnologia dentro da sala de aula é possível sim,é preciso ter força de vontade e ir em frente.



0 comentários:

Postar um comentário